Iniciando o segundo semestre, o Concerto de agosto da Temporada 2025 da Ofisa, apresentará uma obra muito especial, o Poema Sinfônico Shererazade de Nikolai Rimsky Kórsakov, baseado no livro das Mil e Uma Noites. O programa também contará com o Terzettino da Ópera Cosi fan tutte, de Mozart, com as sopranos Amanda Souza, Cintia Cunha e o barítono André Heryson.
PROGRAMA:
- Terzettino Soave sia il vento – Ópera Cosi fan tutte – W. A. Mozart (1756-1791)
Fiordiligi – soprano Amanda Souza
Dorabella – soprano Cintia Cunha
Don Alfonso – barítono – Andre Heryson - Shererazade – Suíte Sinfonica – opus 85 – N.Rimsky-Korsakow (1844-1908)
I – Largo majestoso
II – Lento
III – Andantino guasi Allegretto
IV – Allegro Molto
ANDRÉ HERYSON
André Heryson é bacharel em Canto Lírico e Regência Coral pela FAAM/FMU, com especialização em Fisiologia da Voz (Dra. Silvia Pinho) e pósgraduação em Psicopedagogia, Metodologia do Ensino Superior (Centro Universitário Ítalo Brasileiro) e Pedagogia Vocal (Faculdade Santa Marcelina).
Atuou no Coral do Teatro São Pedro na ópera Colombo e como solista em obras sacras de Mozart, Fauré, Schubert, entre outros.
Como regente, dirigiu concertos com diversos corais, incluindo Veredas, Hospital Samaritano, Em Tom e Colégio Mater Amabilis.
Ministra workshops e formações em técnica vocal e regência em São Paulo e outros estados. É preparador vocal e regente assistente do Coro da Diocese de Santo Amaro e do Madrigal Vivart, além de reger coros infantis e juvenis em instituições como a Fundação Bradesco, Liceo Santo Amarado Abade. Integra os grupos Música na Capela e
Vozes Sacras.
CINTIA MARIA COSTA DA CUNHA
Formada em Música com ênfase em canto lírico no ano de 2009 pela Universidade Cruzeiro do Sul e pela Academia de Ópera do Theatro São Pedro (2019). Durante os anos 2010 e 2011 foi integrante do Coral Municipal de Cubatão. Participou da montagem de diversas óperas e recitais como:
Ópera Le Nozze di Figaro – W.A.Mozart como Barbarina (2009 e 2010) e como Marcelina (2025), Ópera El Niño Judio – Pablo Luna (2010), Ópera Carmem – G. Bizet (2011), Ópera O Empresário – W.A.Mozart como Mademoiselle Silberklang (2013 e 2015), Ópera O Espelho de Jorge Antunes e Jorge Coli (2017), Opera La Belle Hélène de J.Offenbach (2017), Efemérides (2018), Clássicos na Ópera (concerto encenado como Leonore da Ópera Fidelio de Beethoven – 2018), ópera As Alegres Comadres de Windsor – O. Nicolai (2018),Em Família (concerto encenado como Donna
Anna e Lauretta – 2019), Ópera L´Ètoile – E. Chabrier como Aloés (2019), Ópera Peru de Natal de L. Martinelli (2019), Ópera A Hand of Bridge – S. Barber como Geraldine (2020), Ópera Ariadne auf Naxos – R. Strauss como Echo (2022), do Concerto Além de Mozart (concerto cênico no Theatro Municipal de São Paulo como Paride – Paride ed Elena – C. W. Gluck – 2022), das Óperas Aquele que Diz Sim / O Voo Através do Oceano – K. Weill (2023), da Opera Infantil Chapeuzinho Vermelho – Cesar Cui como Narradora, Lobo Mal e Lenhador (2023 e 2024), do Concerto Cênico no Theatro Municipal de São Paulo como Gontran – Une Education Manquée – E. Chabrier (2023), da Ópera Homens ao Mar – R V Willians (2024), da Ópera Suor Angelica – G. Puccini como Novizia (2024), da Ópera O Conde Ory – G. Rossini (2024), da Ópera Fidelio – L V Beethoven (2025) e da Ópera Navalha na Carne – L. Martinelli como Neusa Sueli (2025). Foi Diretora Vocal, arranjadora e participou como Sogra de Bodas de Sangue de G. Lorca com a Cia London (2016). Foi solista das obras “Stabat Mater” de G. B. Pergolesi (2010) e Recital “Terças Líricas: Uma Paisagem Barroca.” (2010). Oratório de Natal – Camille Saint-Säens (2014), Missa em G de F. Schubert e Missa em Bb de W A Mozart (2015 e 2016), Magnificat de John Rutter (2015 e 2016), Primeira Parte do Messias de Haendel (2015 e 2016), Requiem de W A Mozart (2016), Gloria de Vivaldi (2018 e 2023) e Missa em Cm de W A Mozart (2017 e 2019). Participou de diversas apresentações no Piccolo Teatro com Uma Noite na Ópera (2018 e 2019).
Participou como solista em concertos com a Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo (2017 e 2018), com a Orquestra Filarmônica Melhoramentos (2021) e com a Orquestra do Instituto GPA no Theatro São Pedro (2016) e na Sala São Paulo (2017). Fez parte do Concerto da ORTHESP como Leonore (Fidelio) e Elizabeth (Tannhäuser) na Sala São Paulo (2018). Participou junto ao Coro Lírico do Theatro Munincipal de SP do Concerto de Natal (2021). Participou como solista cantando Excertos de Carmen de Bizet com a Orquestra Filarmônica de Santo Amaro (2024) e cantando Laudate Dominum – W A Mozart junto ao Coro da Diocese de Santo Amaro no Mosteiro de S Bento (2025), além de diversos concertos como solista na Sala do Conservatório e Salão Nobre do Theatro Municipal de SP pelo Ópera Estúdio da Escola Municipal de SP (2025).
AMANDA SOUZA
Amanda Souza é Bacharel em Canto Erudito pela FIAMFAAM – FMU e já passou pelos principais palcos da cidade de São Paulo.
Deu vida à Rainha da Noite, da ópera A Flauta Mágica no Theatro São Pedro; No Theatro Municipal de São Paulo, foi Valenciana na ópera A viúva Alegre, com direção cênica de
Miguel Falabella e direção musical de Alessandro Sangiorgi.
Em 2021, estreou no cenário de musicais dando vida à Donna Summer em sua fase jovem, ao lado de Jennifer Nascimento e Karin Hils no Teatro Santander.
Recentemente, teve sua estréia no audiovisual com a série O Som e a Sílaba, disponível no streaming Disney+, onde dá vida à Daisy, uma estudante de ópera.
ABDNALD SANTIAGO
Bacharel em Trombone pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP, Mestre em Bass Trombone Performance pela Academia Liszt, de Budapest, na Hungria, Mestre em Regência Orquestral pela Universidade Estadual de
Campinas – UNICAMP, iniciou os estudos de Música aos três anos, através de Musicalização Infantil. Aos 5 anos passa a estudar piano, tendo como professoras Rosa Corvino e Ediná Pinheiro.
Aos 14 anos inicia o aprendizado do Trombone, permanecendo sob a orientação do prof. Donizeti Fonseca durante 12 anos, na Escola Municipal de Música de São Paulo e depois na Graduação na Universidade de São Paulo – USP. Estudou trombone também nos Estados Unidos.
Integrou as orquestras: Sinfônica da USP, de Câmara da USP, Filarmônica de São Bernardo do Campo, Filarmônica de São Caetano do Sul e Banda Sinfônica de Diadema, onde também atuou como chefe de naipe. Desenvolve trabalhos na Música Popular como integrante da Banda Projeto Coisa Fina. Atuou em centenas de peças publicitárias para Radio, TV e Internet, tanto no Brasil como no exterior.
Foi Vice-Coordenador dos Cursos de Música da Secretaria de Educação de Guarulhos, professor na Casa da Música de Diadema, e na Prefeitura de São Paulo.
Foi professor no UNASP – SP, Universidade Federal de Goiás – UFG e Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.
Desenvolve atualmente carreira como músico de orquestra e camerista no exterior, já tendo se apresentado em mais de 15 países, na América, Europa e Ásia.
Atualmente integra o Quarteto Brasiliano, onde desenvolve Música Brasileira, é Regente Assistente do Coral Cultura Inglesa – SP, Regente Titular do Oz Brass – Metais e Percussão, é Coordenador dos cursos de Graduação em Música do Centro Universitário Católico Ítalo
Brasileiro e Coordenador da Pós Graduação em Música da Unyleya. Foi indicado ao Grammy Latino 2021 integrando a Banda Projeto Coisa Fina.
Em dezembro de 2022 foi empossado como diretor do Departamento de Música, Neurociências e Estudos da Mente da Universidade Benhoblô, em Guiné Bissau, na África. Cursa o Doutorado em Música na Universidade de São Paulo – USP, sob orientação da Profa. Dra. Eliana Sulpício.
Ficha Técnica – OFISA
Regência e Direção artística: Silvia Luisada.
Primeiros Violinos: Spalla: Mathews Alves*, Carlos Eduardo Mascareno**, Debora Predella, Juliana Sakura, Luciana Meirinho, Mariana Marquezin, Ricardo Iki, Victor Peralta.
Segundos Violinos: Humberto Ferreira*, Diego Mendes, Raphael Santos, Victor Lucas Novais Bernardino, William Rodrigues.
Violas: Herbert França*, Thiago Costa**, Fernando Roveran, Gabriel Martins, Renato Moura.
Violoncelos: Eber Martins*, Lucas Marquezin**, Leandro Turcci, Vinicios Borges, Ricardo Falcade.
Contrabaixos: Yara Medeiros*, Julio Oliveira, Ursula Petra.
Flautas/ Piccolo: Renan Vicente Maia, Alex Paladino.
Oboés/ Corne inglês: Natalia Nicolaci, Tiago Teixeira.
Clarinetes: Ruan Alves, Wallace Cavallari.
Clarone: Marcos Tavares.
Fagote: Raquel Sales, Silvana Razzante.
Trompas: Oseias de Souza*, Pedro Alves da Silva Neto, Leonardo Rodrigues, Victor Hugo de Souza.
Trompetes: Lucca de Souza Nunes, Mateus Oliveira da Silva.
Trombones: Estif Chumpitaz Quiroz, Juliet Moreno.
Trombone Baixo: convidado especial: Abdnald Santiago.
Tuba: Marcos Marques.
Piano: Denise Peloia Imre.
Percussão: Hugo Chagas*, Jonas Barra Nova, Rodrigo Mendes Alves, Thiago Santos Souza.
Convidada: Marina Feitosa Sabino.
*chefes de naipe. **concertinos
EQUIPE OFISA
Produtor: Aline Pantarotto.
Arquivista: Beatriz Mirkai.
Iluminador: Rodrigo Silva.
Sonorização: Vinícius Souza.
Coordenador de Palco: Vinicios Borges.
Montadores: Severino José da Silva, Thiago Santos Souza, Victor Lucas Novais Bernardino.
Fotografia: Denys Flores.
Mídias Sociais: Claudete Menecucci.
Arte Digital: Luciana Meirinho.
Filmagem: Rawziski Registros Musicais.