Releitura da ópera Carmen de Bizet
Iniciamos a programação do segundo semestre com uma releitura da ópera Carmen de Bizet, através das duas suítes orquestrais apresentando as arias consagradas com cantores e ballet.
Participações especiais: soprano Cintia Cunha, barítono Marcos Fernandes.
Preparador do Coro: Andre Heryson.
No ballet teremos o grupo de dança: a coreógrafa Rosangela Lima será a Carmen, Lucas Borges o Toreador e Gabi Auti interpretando a Micaela.
CARMEN – ÓPERA DE GEORGE BIZET (1838- 1875) DUAS SUITES ORQUESTRAIS
Paz, Bem e Alegria – abertura escrita para a Ofisa 2022 por Thiago Gobet Spada
1. Le Toreadors
2. Preludio
3. La Garde Montante
4. Habanera
5. Seguedille
6. Les dragons d’Alcala
7. Danse Bohéme
8. Chanson du Toreador
9. Intermezzo
10. Marche des Contrabandiers
11. Noturno – Aria da Michaela
12. Aragonaise
13. Le Toreadors
Formada em Música pela UNICSUL, pela Academia de Ópera do Theatro São Pedro e pelo Ópera Estúdio da Escola Municipal de Música de SP a soprano Cintia Cunha participou de diversas montagens de óperas como Le Nozze di Figaro – W.A.Mozart como Barbarina, O Empresário – W.A.Mozart como Mademoiselle Silberklang, LÉtoile – E. Chabrier como Aloés, A Hand of Bridge – S. Barber como Geraldine, Ariadne auf Naxos – R. Strauss como Echo, Chapeuzinho Vermelho – C.Cui como Lobo, Lenhador e Narradora e Suor Angelica – G. Puccini como La Novizie e foi solista das obras “Stabat Mater” de G. B. Pergolesi, Oratório de Natal – Camille Saint-Säens, Missa em G de F. Schubert e Missa em Bb de W A Mozart, Magnificat de John Rutter, Messias de Haendel, Missa em Bb de W A Mozart, Requiem de W A Mozart e Missa em Cm de W A Mozart dentre outras. Atualmente trabalha com preparação vocal de cantores líricos e de teatro musical e se apresenta nos teatros de todo país.
Marcos Fernandes
Marcos Fernandes, barítono, nascido em São Paulo, iniciou seus estudos de canto aos 19 anos na renomada e concorrida Escola Municipal de Música de São Paulo – EMM/SP.
Ingressa na Faculdade de Artes Alcântara Machado – FAAM aos 22 anos, foram seus professores o Maestro Abel Rocha e o renomado barítono brasileiro professor de canto Carmo Barbosa, entre outros.
West Side Story (em forma de concerto), The Mikado, Forrobodó, The Pirates of Penzance, HMS Pinafore, O Garatuja, Don Pasquale, L’Elisir d’Amore, Il Barbieri di Siviglia, Tosca, Rigoletto, La Boheme e Gianni Schicchi estão entre as óperas que cantou como solista.
Atualmente dedica-se ao estudo de óperas pertinentes à sua voz, dá aulas de canto e também dedica-se à preparação vocal de corais litúrgicos como o da igreja Nossa Senhora do Brasil.
André Heryson
André Heryson é formado em música, bacharel em canto lírico e regênciacoral pela FAAM/FMU, especializou-se em fisiologia da voz com a fonoaudióloga Dra. Silvia Pinho, é pós-graduado em Psicopedagogia, Metodologia do Ensino Superior no Centro Universitário Ítalo Brasileiro e em P edagogia vocal: Expressão e arte na Faculdade Santa Marcelina. Foi integrante do Coral do Teatro São Pedro na montagem da ópera “Colombo”, de Carlos Gomes. Na música sacra, atuou como solista na Missa da Coroação, de W. A. Mozart; nas Missas de Requiem de G. Fauré e de Henrique Oswald; na Missa em Sol Maior, de F. Schubert, entre outros. Como regente, dirigiu diversos concertos à frente dos corais da Associação Veredas, do Hospital Samaritano e Coral Em Tom, Lojas Pernambucanas e no Colégio Mater Amabilis. Como professor participa apresenta workshops e capacitações em técnica vocal e regência em São Paulo, interior e em outros estados.
Atua como preparador vocal e regente assistente do Coro da Diocese de Santo Amaro e do Madrigal Vivart, é regente dos Coros Infantis: Beato Carlo Acutis, dos corais infanto-juvenis Amas Sírio Libanês, Colégio Liceo Santo Amaro Abade e da Fundação Bradesco. É integrante do Madrigal Música na Capela, Vozes Sacras, é solista convidado da OFISA (Orquestra Filarmônica de Santo Amaro).
Ficha Técnica Habanera
Cíntia Cunha – Solista
Coro:
Adriana Alves
Ailton Santos
Aline Pantarotto
Fábio Bracioli
Helvis Merces
Liliana Daher
Luciana Andrade
Matheus Martinelli
Regina Migliore
Rita Costa
Rogério Pereira
Suzane Friederichs
Vera Gushi
Maestro preparador do coro: André Heryson
Gabriela O. Moscatelli
Gabriela O. Moscatelli é bailarina, possui certificação pela Royal Academy of Dance pelos ensinos da mestra Rosangela Lima na Escola de Dança Passo Livre e é estudante de Fisioterapia no Centro Universitário São Camilo.
Junto aos concertos da Ofisa, possui participações como convidada em: “O Quebra Nozes”, como a protagonista Clara, para o concerto de dezembro de 2021 “Orfeu no Inferno” – Offenbach, coreografia convidada de CanCan para o concerto de abril em 2022 “O Fantasma da Ópera”, coreografia convidada para o concerto de agosto em 2022 “Pedro e o Lobo”, encenando e dançando uma fábula musical para o concerto de maio de 2023 “Meditação de Thaís”, solista convidada para o solo de violino no concerto de maio de 2024.
Lucas Borges
Atualmente é bailarino na Cia. Ballet Stagium. Em sua trajetória passou por cias como, Grupo Divinadança, Cie Ismael Ivo, Nostos Tanztheater, Paula Castro Cia de Dança, Cia de Dança Paradoxo e Hunan Youth Ballet Theater.
Sua experiência conta com inúmeras apresentações, vivências e cursos em diversos países como, Brasil, Portugal, Espanha, Itália , Tchéquia, França, Alemanha, Áustria e China.
Rosangela Lima
Rosângela Lima Atualmente é diretora, coreógrafa, professora e bailarina da Escola de Dança Passo Livre. Sua carreira na dança começou muito cedo com professores renomados como: Magaly Bueno, Cecília Kolbe, Anthon Garces, Jean Marie Dubrul, etc É professora registrada pela Royal Academy de Londres.
Paralelamente presta monitoria em diversas escolas e produz eventos de dança reconhecidos internacionalmente. Foi integrante da Cia de Dança Emproart. Como coreografa Remontadora: La Bayadere , O Corsário, Don Quixote, Quebra-Nozes, Paquita, La Sylphide entre outros.
Ficha Técnica – Dança
Toureiro: Lucas Borges
Carmen: Rosângela Lima
Micaela: Gabriela Outi
Corpo de baile: Ana Yoshida, Gabriela Hage, Luiza Nery, Mariana Riccetti, Ruth Helena Pedreira
Ficha Técnica – OFISA
Regência e Direção artística: Silvia Luisada.
Regente assistente: Rafael Vicole
Primeiros Violinos: Spalla: Julio Guizani Sabo, Carlos Eduardo Mascareno**,
Debora Predella, Juliana Sakura, Luciana Meirinho, Renato Cruz, William Cruz Costa.
Segundos Violinos: Humberto Ferreira*, Gabriela Rocha de Souza**,
Diego Mendes, Victor Lucas Novais Bernardino, William Rodrigues.
Violas: Herbert França*, Thiago Costa**, Fernando Roveran, Gabriel Martins, Weslen Henrique da Silva.
Violoncelos: Caio Guizani Sabo*, Eber Martins**, Natalia Mioto, Vinicios Borges, Wallam Pimentel.
Contrabaixos: ·Leonardo Oliveira de Lima*, Yara Medeiros**, Julio Oliveira.
Flautas/ Piccolo: Emily Ribeiro, Felipe Moreira de Souza*.
Oboés/ Corne inglês: Sergio Oliveira, Natalia Nicolaci.
Clarinetes: Dwight Veloso Jr., Wallace Cavallari.
Clarone: Marcos Tavares.
Fagote: Raquel Sales, Silvana Razzante.
Trompas: Oseias de Souza*, Danilo de Oliveira Nunes, Stella Luna, Victor Hugo de Souza.
Trompetes: Mateus Oliveira da Silva, Otavio Silva.
Trombones: Estif Chumpitaz Quiroz, Juliet Moreno.
Tuba: Marcos Marques*.
Piano: Denise Peloia Imre. Suplente: Beatriz Mirkai.
Percussão: Hugo Chagas*, Felipe J. Medina, Jonas Barra Nova, Thiago Santos Souza.
*chefes de naipe. **concertinos