OFISA – Orquestra Filarmônica Santo Amaro

Concerto Temporada 2023 – Ofisa em Parceria com a Secretaria Municipal de Cultura

A Ofisa, com Direção artística e regência de Silvia Luisada, traz para o mês de setembro “O SACRO E O PROFANO”, pensando em apresentar algumas obras tradicionais do repertorio Sacro, Lacrimosa do Requiem de Mozart, Gloria de Vivaldi, solistas da Ofisa interpretando Pergolesi no oboé e Telemann na viola, e pela inerente diversidade dos nossos programas, obras profanas famosas como Fortuna Imperatriz Mundi de Carmina Burana, Duel Fates de John Williams e tema de Alice in Wonderland, com coro infanto juvenil.

Para a realização desse concerto especial, contamos com a parceria do Coro da Diocese de Santo Amaro, Coro Juvenil do Colégio Liceo Santo Amaro Abade e Coro Infantil Beato Carlo Acutis, integrando aproximadamente 100 vozes, convidados especiais que abrilhantarão a música orquestral apresentando um conjunto de diversidade entre o repertorio sacro e profano, para o nosso querido público.

1. Abertura OFISA – Sonhos – T.G. Spada
2. Concerto para Oboé opus 9 n.2 – Allegro e non presto -Tomaso Albinoni – (1671-1751) Solista: Sérgio Oliveira
3. Alice in Wonderland – Danny Elfman ( 1953) – letra versãoem português Samir Alves e Rafael Cairo e arranjo SamirAlves –Coro Juvenil do Colégio Liceo Santo Amaro Abade eCoro Infantil Beato Carlo Acutis – regência dos coros: Andre Heryson

Com a participação do Coro da Diocese de Santo Amaro:

4. Glória – Antonio Vivaldi (1678-1741) Allegro
5. Requiem KV 626 – Lacrimosa – W.A. Mozart
6. Duel of the Fates – John Williams
7. Carmina Burana – Fortuna Imperatriz Mundi – Carl Orff(1895-1982) re-orquestração: Rafael Vicole

Sérgio Oliveira

Nascido em Itabira MG, iniciou seus estudos na Corporação Músical Santa Cecília em 1989 no saxofone. 

Em 1992 foi aprovado em concurso pública na Polícia Militar de Minas Gerais onde ficou até 1995 tocando flautim.

Em 1995 ingressou nas fileiras do Exército Brasileiro como músico onde passou à reserva em agosto de 2022.

É Bacharel em Flauta transversal pela UEMG 2001, fez curso livre de oboé na USP e foi aluno particular do oboista Peter Hansley Osesp até 2019. 

É oboista da Ofisa desde junho 2022.

Coro da Diocese de Santo Amaro

O Coro da Diocese de Santo Amaro é um grupo dedicado a promover a música sacra na liturgia, aplicando a rica tradição musical da Igreja Católica nas missas e celebrações, presididas pelos bispos de Santo Amaro. O Coro Diocesano é regido pelo maestro Rafael Fassio, tendo como assistente e preparador vocal o maestro André Heryson e a organista Luciana Andrade. Conta com 50 integrantes que realizam concertos, encontro de coros que auxiliam na propagação da música coral.

Coro Juvenil do Colégio Liceo Santo Amaro Abade

Idealizado pelo Prof. Dr. Marcos Antonio Cascino, o Coral Juvenil do Liceo Santo Amaro Abade é um espaço para o desenvolvimento de relações interpessoais e aprendizagem da música vocal, proporcionando os seguintes benefícios aos alunos do colégio: ativação do hemisfério esquerdo do cérebro, favorecendo o desenvolvimento motor e social, auxílio no processo de aquisição da linguagem, estímulo à autoestima e ao desenvolvimento emocional dos alunos, controle melhor do corpo e desenvolvimento da expressividade e coordenação rítmica. Conta com 25 integrantes que realizam concertos, encontro de coros que auxiliam na propagação da música coral sob a regência, preparação vocal e direção artística do maestro André Heryson.

Coro Infantil Beato Carlo Acutis

O Coral Infantil Beato Carlo Acutis traz para a Diocese de Santo Amaro um exemplo da longa tradição de corais de crianças dedicados à aplicação do repertório sacro na liturgia na Igreja Católica Romana, tal como proposto pelo Papa São Pio X no motu próprio “Tra le sollecitudini”, de 1903. 

Cantar em coral é uma ótima estratégia para educar por meio da música, fazendo com que as crianças não apenas aprendam sobre particularidades musicais, mas que desfrutem outros benefícios importantes para o desenvolvimento humano como desenvolvimento auditivo, cognitivo, emocional e vocal. 

Atualmente conta com 30 crianças das paróquias da Diocese e é regido pelo maestro André Heryson, especialista em voz e pela maestrina Luciana Andrade especialista em educação musical.