O programa de setembro apresenta três talentosos músicos da Ofi sa em performances solo. Nos instrumentos de cordas, teremos a violinista Luciana Meirinho; nas madeiras, o clarinetista Dwight Veloso Jr.; e, nos metais, o tubista Marcos Marques. O renomado compositor tcheco Smetana será homenageado com a sua obra “A Noiva Vendida”. Além disso, o repertório diversifi cado da Ofi sa incluirá uma emocionante música da trilha de “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”, bem como uma obra do jovem compositor brasileiro Pedro Valladão, que será apresentada como um poema sinfônico. Prepare-se para uma experiência musical rica e envolvente!
PROGRAMA:
Paz, Bem e Alegria – abertura escrita para a Ofi sa 2022 por Thiago Gobet Spada
- Romance para violino e orquestra em Fa Maior opus 50 – solista: Luciana Meirinho – L.V. Beethoven (1770-1827)
- BuckBeack’s Flight – adaptação por Caio Guisani Sabo – John Williams (1932) – Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
- Concerto para clarinete n.1 opus 26 – Adagio – solista: Dwight Veloso Jr. – L. Spohr (1784-1859)
- Abertura Noiva Vendida – Bedrich Smetana (1824-1884)
- Concerto para Tuba e orquestra II. Romanza – solista: Marcos Marques – R. Vaugham Williams
- Hannibal & His Elephants Crossing the Alps _ Symphonic Poem – Pedro H. Valladão
Pedro H. Valladão
Pedro Henrique Valladão, 25 anos, é um talentoso compositor brasileiro, formado pela Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP) e pela Royal Holloway University of London. Iniciou seus estudos de piano no Brasil com Leila Mutanem e Marina Brandão, aprofundando-se em composição com Rodrigo Lima e cravo com Alessandro Santoro. Desde os 13 anos, dedica-se à composição e já contribuiu com trilhas sonoras para diversos curtas-metragens, destacando-se as parcerias com o diretor brasileiro Vinícius de Hollanda e a diretora chinesa Xion-Lii. Seu portfólio inclui quatro álbuns orquestrais e o mais recente, “Phosphenes”, com peças para piano, todos disponíveis nas principais plataformas de streaming.
Luciana Meirinho
Luciana Meirinho iniciou seus estudos de violino aos 22 anos. Desenvolveu seus estudos com Fernando Ribeiro, Fernando Roveran, Elisabeth Paschoal (Liceu de Artes de Taboão da Serra), Celso Pacheco (Conservatório Musical Beethoven) e Paulo Paschoal (OSESP). Participou de festivais, fez masterclasses, cursos e workshops com violinistas e professores renomados, como Maria Vassileva, Paulo Luckman, Emmanuele Baldini, entre outros.
Luciana é violinista da OFISA e já tocou em diversos locais, teatros e salas, como Theatro Municipal de São Paulo, Sala São Paulo, SESC, Teatro Paulo Eiró, entre outros.
Luciana é professora de violino, violão e musicalização, tendo alunos no Brasil e no exterior, além de exercer trabalho voluntário em instituição religiosa, ministrando aulas para turmas de todas as idades.
Dwight Veloso Jr.
Dwight iniciou seus estudos com amigos e familiares em 2008. Deu inicio a sua carreira musical em 2019 na Orquestra Filarmônica Santo Amaro (OFISA), sob a regência da Maestra Silvia Luisada.
No mesmo ano passou a integrar a Banda Filarmônica de São Paulo (BFSP). Em 2020 ingressou na Escola Municipal de Música de São Paulo (EMMSP), na classe do professor Otinilo Pacheco. Teve participações na Orquestra Sinfônica Jovem Municipal de São Paulo (OSJM), sob a regência da Maestra Erica Hindrikson, e Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos (OJMG), sob a regência do Maestro Emiliano Patarra.
Atualmente, Dwight é primeiro clarinetista da OFISA.
Marcos Marques
Marcos Marques iniciou os estudos de música aos 6 anos de idade, optando por tuba aos 15 anos. Estudou com o Prof. Marcos dos Anjos Jr., se formou na EMESP (Escola de Música do Estado de São Paulo) sob orientação do Prof. Luiz Ricardo Serralheiro (Popo), e na E.M.M. (Escola Municipal de Musica de São Paulo). Foi Vencedor do Concurso Jovens Solistas 2018 da Fundação Theatro Municipal de São Paulo, sendo o primeiro tubista a conquistar esse prêmio em comemoração aos 50 anos da orquestra.
Participou de alguns festivais de música no Brasil e também no exterior, como, Itália, França, Suíça e Estados Unidos.
Ministra aulas de tuba desde 2012, tendo alunos em vários estados do Brasil e também em outros países, como, Estados Unidos, México, Inglaterra, Irlanda, Portugal, Dubai, Malásia e Australia.
Atualmente é tubista da Orquestra Filarmônica Santo Amaro, da Banda Filarmônica de São Paulo, da Orquestra Filarmônica Sinos Azuis, da Orquestra Contemporânea Innovare e é professor da classe de metais graves e maestro da Banda Sinfônica de São Bernardo do Campo.
Ficha Técnica – OFISA
Regência e Direção artística: Silvia Luisada.
Regente assistente: Rafael Vicole
Primeiros Violinos: Spalla: Julio Guizani Sabo, Carlos Eduardo Mascareno**,
Debora Predella, Juliana Sakura, Luciana Meirinho, Renato Cruz, William Cruz Costa.
Segundos Violinos: Humberto Ferreira*, Gabriela Rocha de Souza**,
Diego Mendes, Victor Lucas Novais Bernardino, William Rodrigues.
Violas: Herbert França*, Thiago Costa**, Fernando Roveran, Gabriel Martins, Weslen Henrique da Silva.
Violoncelos: Caio Guizani Sabo*, Eber Martins**, Natalia Mioto, Vinicios Borges, Wallam Pimentel.
Contrabaixos: ·Leonardo Oliveira de Lima*, Yara Medeiros**, Julio Oliveira.
Flautas/ Piccolo: Emily Ribeiro, Felipe Moreira de Souza*.
Oboés/ Corne inglês: Sergio Oliveira, Natalia Nicolaci.
Clarinetes: Dwight Veloso Jr., Wallace Cavallari.
Clarone: Marcos Tavares.
Fagote: Raquel Sales, Silvana Razzante.
Trompas: Oseias de Souza*, Danilo de Oliveira Nunes, Stella Luna, Victor Hugo de Souza.
Trompetes: Mateus Oliveira da Silva, Otavio Silva.
Trombones: Estif Chumpitaz Quiroz, Juliet Moreno.
Tuba: Marcos Marques*.
Piano: Denise Peloia Imre. Suplente: Beatriz Mirkai.
Percussão: Hugo Chagas*, Felipe J. Medina, Jonas Barra Nova, Thiago Santos Souza.
*chefes de naipe. **concertinos