OFISA – Orquestra Filarmônica Santo Amaro

Release Concerto Temporada 2023 – Ofisa em Parceria com a Secretaria Municipal de Cultura 10/12/2023 – 11hs – entrada franca

A Ofisa, com Direção artística e regência de Silvia Luisada, traz para o mês de dezembro, o” Concerto Quebra Nozes de Natal” na música de Tschaikowsky, com a participação dos bailarinos Luanna Volpe e Murilo Nunes.

O Quebra-Nozes, é um dos três ballets compostos pelo compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovski. Foi estreado em 18 de dezembro de 1892 no Teatro Mariinski, em São Petersburgo, a capital da Rússia imperial. Baseia-se na versão de Alexandre Dumas, pai, de um conto infantil de E. T. A. Hoffmann, O Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos.

Devido à sua temática, é tradicionalmente encenado na época natalícia, assim como é apresentada instrumentalmente pelas orquestras ao redor do mundo, como repertorio em Concertos de Natal.

 


Programa:

P.Tschaikowsky – O Quebra Nozes

1. Overture

2. Marcha

3. Variacao II

4. Dança espanhola (Le Chocolat)

5. Dança Arabe ( Le Café)

5. Dança Chinesa (Le Thé)

6. Dança Russa ( Trepak)

7. Dança dos Mirlitons

8. Valsa das Flores

9. Pas de deux

10. Valsa Final

Bailarinos convidados

”Concerto Quebra Nozes de Natal” na música de Tchaikovsky, contaremos com a participação dos bailarinos Luanna Volpe e Murilo Nunes.

Luanna Volpe

Começou seus estudos de ballet clássico aos 3 anos pela metodologia da Royal Academy of Dance de Londres com Ilara Lopes. Aos 15 anos ingressou no Estúdio de Ballet Cisne Negro, onde completou sua formação na metodologia inglesa. Pelo estúdio, participou de grandes competições nacionais e internacionais como Tanzolimp e YAGP. Em 2018, experienciou uma rotina na Cisne Negro Cia de Dança onde elencou diversos espetáculos de repertórios da Cia e grandes clássicos como Dom Quixote e o tão tradicional O Quebra-Nozes.

Em 2019 ingressou na Paula Castro Cia de Dança, onde desde então atua como solista, já tendo dado vida à personagens como Clara, Fada Lilás, Mercedes, Kitri etc. Em 2023 completou sua segunda formação em ballet clássico, pela metodologia cubana da Escola Nacional do Ballet de Cuba.

Murilo Nunes

Formado no balé clássico e contemporâneo, iniciou os estudos na dança aos 9 anos de idade. Percorreu algumas escolas de dança em Barueri, como a Ong Seiva e OCAC cia de Dança.

Em sua vida na dança, participou do “Summer Cuballet 2012 e 2013”. E em 2013, engrossou no Estúdio de Ballet Cisne Negro onde pode aprimorar sua técnica com o método da Royal Academy of Dance, tendo passado com Distinction, nos exames Intermediate, Advanced 1 e Advanced 2.

No período de 2016 para 2017 estagiou na Cisne Negro Cia de Dança, onde pode participar de algumas remontagens da Cia, como “Senhora Margaret”, “Vem Dançar” e “ABACADA”. Fora esses balés, participou do renomado espetáculo de natal “O Quebra-Nozes” de 2013 a 2016, e 2018.

Em Fevereiro de 2017, participou da final do festival Tanzolymp na Alemanha, e foi convidado a participar da audição para Hamburg Ballettschule John Neumeier. Onde conseguiu uma bolsa de estudos, de 2017 a 2018.

Estando em Hamburg, participou de algumas remontagens do coreógrafo e diretor Jhon Neumeier, como “On the Town”, “Bach Suite”, “Werkstatt der Kreativitat IX”, “A Journey Thronugh the Seasons”, “Bizet”, e a montagem do ballet “Beethoven Dances – Dance and Passion for the 40th Anniversary.

Hoje em dia atua dançando na Paula Castro Cia de Dança e no Esporte Clube Pinheiros.

Ficha Técnica

ORQUESTRA FILARMÔNICA SANTO AMARO

Fundada em 2004 pela maestrina Silvia Luisada, iniciou como um projeto sociocultural que rendeu frutos no desenvolvimento técnico e artístico de seus músicos.

Transformou-se em um grupo eclético que interpreta diferentes períodos da música erudita e popular com paixão e precisão, convidando o público de seus concertos a uma viagem pelos variados estilos musicais.

Em residência artística no Teatro Paulo Eiró desde fevereiro de2017 e parceria com a Secretaria Municipal de Cultura desde maio de 2022, tem a alegria de obter plateia com lotação máxima em todos os seus concertos mensais na temporada, formando um público apreciador da música instrumental orquestral.

Fundadora, Regência e Direção artística: Silvia Luisada.

Regência e Direção artística: Silvia Luisada.

Regente assistente: Rafael Vicole

Primeiros Violinos: Spalla: Julio Guizani Sabo, Carlos Eduardo Mascareno**,Debora Predella, Humberto Ferreira, Luciana Meirinho, Renato Cruz, William Cruz Costa.

Segundos Violinos: Yasmim Zanardi*, Diego Mendes**, João Vitor Gonzaga, Victor Lucas Bernardino, William Rodrigues.

Violas: Herbert França*, Thiago Costa**, Calvin Bratt, Fernando Roveran, Renato Moura.

Violoncelos: Caio Guizani Sabo*, Eber Martins**, Luiz Bertonha, Natalia Mioto, Vinicios Borges.

Contrabaixos: Julio Cesar Oliveira*, Ursula Petra**, Yara Medeiros.

Flautas/ Piccolo: Emily Ribeiro, Guilherme Maranhão.

Oboés/ Corne inglês: Sergio Oliveira*, Jaime Souquet.

Clarinetes: Dwight Veloso Jr., Francisco Braga.

Clarone: Marcos Tavares.

Fagote: Gisele Santos, Raquel Sales.

Trompas: Gabriel Duellberg*, Anderson Vitorino, Gustavo Emilio, Oseias de Souza.

Trompetes: Mateus Oliveira da Silva, Otavio Silva.

Trombones: Juliet Moreno, Estif Chumpitaz Quiroz.

Tuba: Marcos Marques*.

Piano: Denise Peloia Imre.

Percussão: Hugo Chagas*, Felipe J. Medina, Jonas Barra Nova,

Thiago Santos Souza.

*chefes de naipe. **concertinos

 

EQUIPE OFISA

Produtora: Letícia Rosa.

Arquivista: Merari Breda.

Iluminador: Anderson Calício.

Sonorização: Rodrigo Silva.

Palco e Apoio de produção: Severino José da Silva.

Montadores: Vinicios Borges, Guilherme Lima.

Fotografia: Denys Flores.

Mídias Sociais: Rafael Vicole.

Arte Digital: Luciana Meirinho.