O concerto do mês de setembro apresentará uma diversidade de obras com gêneros diferenciados, o barroco no solo de oboé com Albinoni, a clássica Abertura Bodas de Figaro de Mozart e ritmos brasileiros em sua essência, destacando o grande compositor Edmundo Villani-Côrtes no concerto para vibrafone e orquestra e o grande jovem compositor Pedro Valladão estreando seus noturnos com a Ofisa e apresentando um arranjo sinfônico” , a meu pedido, do Carinhoso de Pixinguinha.
The Girl in 14G, um musical “as antigas” com o espirito da vida em Nova York, que possui elementos de jazz, da ópera Tristan undIsolde , da aria da Rainha da Noite, da Flauta Magica, bem como de O Lago dos Cisnes.
Sem dúvida, a brasilidade e versatilidade apresentada pela Ofisa!
PROGRAMA:
- Abertura Bodas de Figaro – W.A.Mozart(1756-1791) KV. 492
- Concerto para oboé em Re menor opus 9 n.2 – Tomaso Giovanni Albinoni (1671-1751)
Allegro e non presto (primeiro movimento )
Solista: Oboista Tiago Teixeira. - Nocturnes opus 4: Pedro H. Valladão
N.1 Ouverture (Abertura)
N.2 Berceuse de La Dame de La Nuit(Acordar para a noite)
Soprano: Aline Pantorotto - Concerto para Vibrafone e Orquestra – Edmundo Villani Côrtes (1930) primeiro movimento – Desafio
Solista: percussionista: Thiago Souza Santos. - Ballada de Mackie Messer da Ópera dos 3 vintens – Kurt Weill (1900 – 1950) composta em 1928.
- The Girl in 14G – Jeanine Tesari e Dick Scalan – arranjo por Samir Alves.
– soprano: Daniela Apolinário - Fantasia Sinfônica sobre “Carinhoso” – Pixinguinha / Valladão.
THIAGO SOUZA SANTOS
Iniciou seus estudos no projeto guri santa marcelina em 2014 com a professora Maria Cláudia de Oliveira, onde participou dos grupos banda sinfônica infanto-juvenil, banda
sinfônica juvenil e orquestra infantojuvenil do guri.
Em 2022 ingressou na Orquestra Filarmônica Santo Amaro ( OFISA ) e a Escola Municipal de Música de São Paulo ( EMMSP ) tendo aula com os professores Thiago Lamattina e Elisabeth del Grande, onde tem aula até hoje.
Em 2025 ingressou na Banda Jovem do Estado de São Paulo e na Orquestra jovem do Theatro São Pedro, onde teve a oportunidade de participar do intercâmbio Brasil-França, tocando em lugares importantes como a ópera da bastilha e o Grand Amphithéâtre de
la Sorbonne em Paris.
ALINE PANTAROTTO
Aline Pantarotto iniciou sua trajetória musical em 2019, no coro da Diocese de Santo Amaro. Nesse período, estudou técnica vocal com o maestro André Heryson e teoria musical com a
professora Luciana Andrade.
Com os maestros André Heryson e Rafael Fassio, participou de importantes apresentações, como Toda a Terra Deseja Teu Rosto (2019), Et in Terra Pax (2021), Vamos Cantar o Natal (2022 e 2023) e o Encontro de Coros de Música Sacra (2023 e 2024).Em junho de 2025, integrou a execução da Missa em Si Bemol Maior de Mozart, também com o coro da Diocese. Sob a regência da maestra Silvia Luisada, atuou no concerto Sacro e Profano (2023), interpretou a Habanera da ópera Carmen (2024) e participou de Romantic Flight de John Powell (2024), ambos com a Orquestra Filarmônica Santo Amaro (OFISA). Em 2024, cantou ainda a Missa Brevis de Charles Gounod, sob direção da maestrina Muriel Waldman, e em 2023 passou a integrar o Madrigal Vozes Sacras, com o qual se apresenta regularmente em São Paulo e em outros estados. Atualmente, é aluna de Licenciatura em Música no Centro Universitário Católico Ítalo-Brasileiro, coordenado pelo professor Abdnald Santiago, e segue aperfeiçoando sua formação em canto lírico com o maestro André Heryson, preparando-se para uma carreira promissora na música.
DANIELA APOLINÁRIO
Daniela Apolinário, Soprano, formada em canto pelas instituições EMESP Tom Jobim, EMMSP e FASCS, além de ser formada em Artes Visuais pela FMU/FIAM-FAAM.
Participou de variados títulos de óperas no Theatro São Pedro, SP, como ‘El Barberillo de Lavapiés’, ‘Aquele que diz sim ‘, ‘O voo através do Oceano’ e ‘A Raposinha Astuta’.
No Theatro Municipal de São Paulo, participou do espetáculo‘ Concerto Estúdio Ópera’, quando foi integrante da academia de opera do TMSP. Recentemente, participou da montagem de teatro musical como Lettie em ‘É tão incrível Show’ além de outras apresentações de música popular explorando repertório de Jazz, MPB e RnB.
Atualmente, além das performances solos e em ensembles, atua na área da educação como professora de canto e musicalização.
TIAGO TEIXEIRA
Sua iniciação musical foi aos 17 anos em um projeto social religioso com o trompete. Migrou para o oboé em 2022 estudando com Joel Gisiger e Leonardo Montemor e um ano na Fundacao das Artes em Sao Caetano do Sul, integrando a orquestra como primeiro oboé. Passou a estudar na Escola Jovem Municipal em 2024 aonde permanece ate hoje, tocando oboe 2 e corne ingles na Orquestra Jovem Municipal, apresentando – se na
Sala Sao Paulo e Theatro Municipal de Sao Paulo. A partir de 2025 ingressa na Ofisa como Oboe 2 e corne ingles.
PEDRO HENRIQUE VALLADÃO
Pedro Henrique Valladão (26) é um jovem compositor brasileiro com um repertório em constante expansão, que vai do piano à orquestra Sinfônica. Sua estreia mundial aconteceu em 2024, quando a Orquestra Filarmônica Santo Amaro (OFISA) apresentou seu poema sinfônico Aníbal e seus Elefantes Cruzando os Alpes. O concerto lhe rendeu um artigo assinado por Bruna Torlay na revista Esmeril e deu início a uma parceria enriquecedora com a maestra Silvia Luisada, que segue destacando o talento do compositor para o lúdico e o sensível.
Entre suas principais criações estão os Noturnos, Op. 4, compostos em Londres, sua obra orquestral mais ambiciosa até o momento. A Ouverture e a Berceuse de la Dame de la Nuit / Acalanto da Dama da Noite inauguram uma série de sonhos que se desdobram em
uma jornada noturna. Mais recentemente, a Fantasia Sinfônica sobre “Carinhoso”
— encomenda da maestra Luisada — revisita a icônica canção de Pixinguinha, explorando com riqueza policromática e sensível suas potencialidades clássicas.
Formado pela Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP) e pela Royal Holloway, University of London (RHUL), Pedro estudou com nomes de destaque do cenário musical brasileiro, como as pianistas Leila Mutanem e Maria Brandão, o compositor Rodrigo
Lima e o cravista Alessandro Santoro.
Ficha Técnica – OFISA
Regência e Direção artística: Silvia Luisada.
Primeiros Violinos: Spalla: Mathews Alves*, Carlos Eduardo Mascareno**, Debora Predella, Juliana Sakura, Luciana Meirinho, Mariana Marquezin,Ricardo Iki, Victor Peralta.
Segundos Violinos: Humberto Ferreira*, Diego Mendes, Raphael Santos, Victor Lucas Novais Bernardino, William Rodrigues.
Violas: Herbert França*, Thiago Costa**, Fernando Roveran, Gabriel Martins, Renato Moura.
Violoncelos: Eber Martins*, Lucas Marquezin**, Leandro Turcci, Vinicios Borges, Ricardo Falcade.
Contrabaixos: Yara Medeiros*, Julio Oliveira, Ursula Petra.
Flautas/ Piccolo: Renan Vicente Maia, Alex Paladino.
Oboés/ Corne inglês: Natalia Nicolaci, Tiago Teixeira.
Clarinetes: Ruan Alves, Wallace Cavallari.
Clarone: Marcos Tavares.
Fagote: Raquel Sales, Silvana Razzante.
Trompas: Oseias de Souza*, Pedro Alves da Silva Neto, Leonardo Rodrigues, Victor Hugo de Souza.
Trompetes: Lucca de Souza Nunes, Mateus Oliveira da Silva.
Trombones: Estif Chumpitaz Quiroz, Juliet Moreno.
Trombone Baixo: convidado especial: Abdnald Santiago
Tuba: Marcos Marques.
Piano: Denise Peloia Imre
Percussão: Hugo Chagas*, Jonas Barra Nova, Rodrigo Mendes Alves, Thiago Santos Souza.
Convidada: Marina Feitosa Sabino
*chefes de naipe. **concertinos
EQUIPE OFISA
Produtor: Aline Pantarotto.
Arquivista: Beatriz Mirkai.
Iluminador: Rodrigo Silva.
Sonorização: Vinícius Souza.
Coordenador de Palco: Vinicios Borges.
Montadores: Thiago Santos Souza,
Victor Lucas Novais Bernardino.
Fotografia: Denys Flores.
Mídias Sociais: Claudete Menecucci.
Arte Digital: Luciana Meirinho.
Filmagem: Rawziski Registros Musicais.