OFISA – Orquestra Filarmônica Santo Amaro

Concerto Ofisa – Abertura da Temporada 2025

OFISA dá início à temporada 2025 com clássicos, surpresas e convidados especiais A Orquestra Filarmônica de Santo André — OFISA — abre a temporada 2025 com um repertório que celebra a diversidade e a excelência da música orquestral. Nesta nova jornada sonora, o público poderá apreciar obras de grandes mestres como Haydn, Vivaldi e Offenbach, além de incursões cinematográficas com as trilhas marcantes de John Williams. Mas, como já é tradição na OFISA, o inesperado também tem lugar reservado! O público pode esperar surpresas ao longo da temporada — novos arranjos, repertórios inusitados e participações especiais que prometem tornar cada concerto uma experiência única.

A OFISA segue com portas abertas para artistas convidados, que enriquecem e complementam o instrumental da orquestra, trazendo frescor e novas interpretações a cada apresentação. Afinal, estamos falando da OFISA — onde a música vibra, emociona e conecta!

PROGRAMA:

  1. J. Offenbach (1819-1880) Overture Orpheu in the Underworld -participação especial Grupo de dança Passo Livre – Coreografia:Rosangela Lima; Bailarinas: Alana Gomes, Gabriela Outi, HelenaLuisada Juliani, Luiza Nery Castilho, Mariana Pugliesi Riccetti,Melissa Mikaseyvas.
  2. Antonio Vivaldi (1678-1741) – Quatros estações
    Primavera – Allegro – Solista: Carlos Mascareno
    Verão – Presto – Solista: Juliana Sakura
    Inverno – Allegro – Solista: Humberto Ferreira
  3. Fabian Andre e Wilbur Schwandt (composta em 1931) – Dream aLittle Dream of me – arranjo e voz de Samir Alves.
  4. John Williams (1932) – Tributo de John Williams from the Kennedy Center Honors – Star Wars, Jaws, Superman, Harry Potter, Indiana Jones, ET.
  5. Joseph Haydn (1732-1809) – Sinfonia do Adeus – 4 movimento -Finale (presto e Adagio)

Carlos Eduardo Mascareno Spalla

Nasceu no Chile, onde iniciou seus estudos de violino com seu pai
Pedro Henrique Pinto Rojas, professor do Departamento de Música
da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) João Pessoa. Em São Paulo, foi aluno dos professores: Ayrton Pinto, Cláudio Cruze Betina Stegmann. Aulas e Masterclass com: Eugene Ratchev (Bulgária), Leonardo Felberg e Sidney Hart (EEUU).Participou de diversos conjuntos de Câmara e Orquestras, destacando-se: Orquestra da Câmara da Paraíba, Orquestra Sinfônica da Paraíba, Orquestra do Teatro Nacional Cláudio Santoro, Brasília. Em São Paulo das Orquestras Sinfonia Cultura, Orquestra Jazz Sinfônica Brasil e desde 2020 integra o quadro de músicos da Orquestra Filarmônica Santo Amaro (Ofisa) como concertino e hoje atua como Spalla.

Juliana Sakura

Juliana Sakura iniciou seus estudos de violino aos sete anos de idade, sob orientação do professor Danilo Trevisan. Posteriormente, teve aulas com Amanda Martins (OSESP) e Aline Pascutti. Em 2018, foi selecionada com bolsa integral para participar do Luzerne Music Center Festival, em Lake Luzerne (EUA). Participou das duas edições do Festival Internacional do Violino CORDA, em Caraguatatuba, onde teve aulas com Michele Painter e Madeleina Jansen (EUA), integrou grupos de câmara e atuou como solista. Em 2018, 2019 e 2024, participou de Masterclasses com a renomada professora Elizabeth Chang (Juilliard School -NY), além de ter participado recentemente de uma masterclass com o professor William Knuth (Syacuse University – EUA).Atualmente, é aluna regular do professor Felipe Secamilli, com quem desenvolve seu aperfeiçoamento técnico e artístico, e atua como assistente nos ensaios dos grupos de câmara do estúdio. 

Humberto Ferreira

Humberto é estudante de violino com o Professor Nelson Rios e Violino Barroco com o Professor Juliano Buosi. Teve experiências orquestrais nas temporadas de concertos da Orquestra Filarmônica Santo Amaro de 2017 até o final do ano de 2024, com diversos concertos no Teatro Paulo Eiró. Atualmente é Spalla da Orquestra Sílvia Luisada, Spalla da Orquestra Sinfônica Jovem Municipal e Chefe de Naipe dos Segundos Violinos na Orquestra Filarmônica Santo Amaro.

Samir Alves

Samir Alves é multi instrumentista, cantor, ator, arranjador e compositor com sólida trajetória na música vocal, teatro musical e orquestra.
Foi violinista por seis anos na Orquestra Filarmônica Santo Amaro e integrou grupos vocais como corais e quartetos a capela no estilo barber shop, destacando-se por sua versatilidade artística. Atuou como diretor musical e ator em A Igreja do Diabo – Um musical Imoral e Hilário, participou de montagens premiadas como Once – O Musical (2023-2024) e Sweeney Todd – O Musical (2025) .Também marca presença nos palcos independentes de São Paulo em produções como Dom Casmurro – O Musical e Para Não Gritar, além de integrar, em 2025, o elenco de Amores Vermelhos Sob o Sol de Morango, da CIATRÔ.

Grupo de dança Passo Livre

A Escola de Dança Passo Livre, sob a direção de Rosângela Lima desde 1988, está situada no bairro de Moema, em São Paulo. Ela oferece aulas de dança para crianças a partir de três anos e também para adultos, em diferentes níveis. Com um corpo docente altamente qualificado, a escola disponibiliza uma variedade de aulas. Além disso, promove espetáculos de dança e workshops com professores renomados, participando também de festivais e mostras. A escola é filiada à Royal Academy of Dance, uma das maiores instituições de ballet clássico do mundo.

Helena Luisada Juliani, Luiza Nery Castilho, Gabriela Outi, Alana Gomes, Mariana Pugliesi Riccetti, Melissa Mikaseyvas. Coordenação e coreografia: Rosangela Lima.

Ficha Técnica – OFISA

Regência e Direção artística: Silvia Luisada.
Regente assistente: Claudio Weizmann.
Primeiros Violinos: Spalla: Carlos Eduardo Mascareno*, Debora Predella, Juliana Sakura, Luciana Meirinho, Samir Alves, William Cruz Costa.
Segundos Violinos: Humberto Ferreira*, Gabriela Rocha de Souza**, Diego Mendes, Ricardo Iki, Victor Lucas Novais Bernardino, William Rodrigues.
Violas: Herbert França*, Thiago Costa**, Fernando Roveran, Gabriel Martins, Renato Moura.
Violoncelos: Caio Guizani Sabo*, Eber Martins**, Marcelo Meneguesso, Natalia Mioto, Vinicios Borges.
Contrabaixos: Yara Medeiros*, Julio Oliveira, Ursula Petra.
Flautas/ Piccolo: Renan Vicente Maia, Alex Paladino.
Oboés/ Corne inglês: Natalia Nicolaci, Tiago Teixeira.
Clarinetes: Dwight Veloso Jr., Wallace Cavallari.
Clarone: Marcos Tavares.
Fagote: Raquel Sales, Silvana Razzante.
Trompas: Danilo de Oliveira Nunes*, Leonardo Rodrigues, Oseias de Souza,Victor Hugo de Souza.
Trompetes: Lucca de Souza Nunes, Mateus Oliveira da Silva.
Trombones: Estif Chumpitaz Quiroz, Juliet Moreno.
Tuba: Marcos Marques, Lucas de Oliveira Campos.
Piano: Denise Peloia Imre / Piano digital: Beatriz Mirkai.
Percussão: Hugo Chagas*, Felipe J. Medina, Jonas Barra Nova, Thiago Santos Souza.
*chefes de naipe. **concertinos

EQUIPE OFISA

Produtor: Aline Pantarotto.
Arquivista: Beatriz Mirkai.
Iluminador: Rodrigo Silva.
Sonorização: Vinícius Souza.
Coordenador de Palco: Vinicios Borges.
Montadores: Severino José da Silva, Thiago Santos Souza, Victor Lucas Novais Bernardino.
Fotografia: Denys Flores.
Mídias Sociais: Claudete Menecucci.
Arte Digital: Luciana Meirinho.
Filmagem: Rawziski Registros Musicais.