MÚSICA DE CÂMERA


De acordo com as diretrizes da direção artística da OFISA, os grupos de música de câmara foram criados com o objetivo de desenvolver através da música em grupo, formações diferentes das convencionais, para que os músicos pudessem explorar as combinações de timbres diversos, interpretando um repertório adequado a essa formação. Uma outra preocupação, é a formação de público e a oportunidade de ampliar os horizontes culturais do nosso entorno, o diferente sempre é um atrativo, para despertar novos conhecimentos.


GRUPOS DE MÚSICA DE CÂMARA DA OFISA:


QUARTETO DE CORDAS PRELUDIO DA OFISA

Formado pelos experientes músicos da OFISA, spalla e concertinos, o “QUARTETO PRELÚDIO” visa o primor na execução de obras eruditas, a paixão no tango, e a irreverência no popular. No primeiro violino, John Wang (spalla), segundo violino, Luciana Meirinho e os concertinos dos naipes das violas e violoncello, Thiago Santos e Hector Ramos.

 

O Quarteto tem repertório entre o erudito e popular, mostrando a diversidade de estilos e compositores estrangeiros e brasileiros que pode ser trabalhado na formação de cordas. A peça executada vem acompanhada de breve explanação pelos integrantes, com a proposta de preparar a audição do programa. Apresentam também o Projeto “Árias famosas das Óperas” que marcam melodias consagradas no repertório instrumental, contando com explanações realizadas pela maestrina Silvia Luisada.

 


 





Piano Trio OFISA

 

O multicultural Piano Trio OFISA é formado pela pianista Denise Peloia (Brasil), pelo violinista Charles Wang (China) e pelo violoncelista Rodrigo Gasparini (Brasil-Itália). Buscando o aperfeiçoamento do repertório camerístico, o trio preza pela excelência na interpretação de obras compostas para essa formação, como também em arranjos transpostos para Piano trio.

As diversas experiências musicais dos integrantes trouxeram diálogos filosóficos entre diferentes escolas, movimentos, conceitos e vivências e tais tópicos agregaram maior valor ao grupo.

O período áureo das composições para piano trio é o Romantismo, que explorou com maestria a riqueza da mais lapidada tríade de timbres e a busca dos matizes dessa palheta sonora é o objetivo do Piano Trio OFISA.


QUINTETO DE METAIS

Quinteto de metais da OFISA  é composto pelos trompetistas Danilo Araujo e Ricardo Sigari, Jailton  Nascimento no trombone, Ezequias Pereira de Souza no eufônio e Henrique Calheiro da Paixao na tuba.
Seguem a mesma filosofia da OFISA, pensando em formação de público, executando um  repertório diversificado entre o erudito e popular, apresentando arranjos em formação de quinteto, levando um novo conceito musical explorando os timbres dos instrumentos de metal, acrescentando a participação do percussionista Rafael Furtunato.
Dentre seu repertório encontramos músicas conhecidas do público em geral como Viva la vida, A bela e a fera, Just close Walk , El gato Montez e  em contrapartida temos uma Sinfonia de Mozart e coral de Bach. A diversidade do repertorio brasileiro e estrangeiro, apresentando ao público música de qualidade!